segunda-feira, 16 de julho de 2012

A IMPORTÂNCIA DA VERMIFUGAÇÃO DE CÃES E GATOS


     Muitos donos de animais, como cães e gatos, não sabem ou não dão a importância devida para a vermifugação do animal, sendo que estes não sabem que a grande maioria dos parasitas que colocam em risco os animais são os denominados zoonóticos, isto é, parasitas que causam enfermidades aos seres humanos.
     Cães e gatos, adultos e filhotes, podem transmitir doenças pelas fezes. Daí a importância de colher as fezes dos animais nos passeios diários pelas ruas e em casa. Uma medida preventiva pouco lembrada também deve ser feita pelo bem-estar dos animais e para o controle de zoonoses, a vermifugação. Adotar a vermifugação como uma medida preventiva, ou seja, tratar os filhotes, antes mesmo de eles apresentarem sintomas da infecção, é a medida mais eficaz para evitar esses riscos. O ideal é minimizar a infecção pré e pós-natal, vermifugando a fêmea (antes da cobertura e junto com a primeira dose dos filhotes) e os filhotes logo após o nascimento (com 15 dias de idade). No caso dos filhotes, para garantir a desinfecção efetiva, deve-se repetir a vermifugação, fazendo um programa de tratamento adotado pelo seu veterinário de confiança.
     Para que o tratamento tenha sucesso, é importante que ele seja feito em todos os animais que tenham contato com o filhote (outros filhotes e até animais adultos da mesma casa) para que eles não sejam uma fonte de reinfecção. “Animais adultos também devem ser regularmente tratados. As melhores indicações de vermifugação, adequadas para cada caso, devem ser fornecidas pelo médico veterinário que cuida do seu animal”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário